29 de abril de 2025

PMEs adotam inovação e parcerias estratégicas para sustentar crescimento no faturamento

A tendência acompanha a movimentação do setor, que tem se mostrado mais aberto à adoção de tecnologias e à diversificação de canais de venda. Crédito: Freepik

Pequenas e médias empresas (PMEs) têm recorrido à inovação, à gestão eficiente e às parcerias estratégicas como principais instrumentos para manter o ritmo de crescimento em um cenário de transformação digital acelerada. Segundo levantamento de consultorias especializadas, PMEs com atuação digital registraram alta de 37,5% no faturamento no primeiro trimestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A tendência acompanha a movimentação do setor, que tem se mostrado mais aberto à adoção de tecnologias e à diversificação de canais de venda, como marketplaces e plataformas de e-commerce. A análise é de Sérvulo Mendonça, chairman da Holding SM, que acompanha o desempenho de PMEs em diferentes setores da economia.

“O momento é oportuno para empresas que estejam dispostas a sair do operacional e estruturar uma atuação estratégica. Investimentos em tecnologia, melhoria da experiência do cliente e construção de alianças são caminhos eficazes para manter a competitividade, mas é preciso ter uma atenção especial nos números através de dados financeiros”, afirma Mendonça.

Três pilares para sustentar o crescimento

Na avaliação do executivo, três pilares vêm se consolidando como base do crescimento sustentável das PMEs: automação de processos, uso de dados para tomada de decisão e profissionalização da gestão. Esses elementos têm sido acompanhados por uma maior atenção à qualificação das equipes e ao investimento em marketing digital, com foco no aumento da visibilidade e da presença digital das marcas.

O avanço da digitalização também tem impulsionado a mudança de mentalidade dos gestores. Mendonça ressalta que inovação não se resume à adoção de ferramentas tecnológicas. “Inovar não é apenas incorporar um sistema ou desenvolver um aplicativo. Trata-se de repensar o modelo de negócio, com soluções criativas e adaptáveis às demandas do mercado”, afirma.

A expectativa, segundo ele, é de que o ambiente favorável à digitalização e à integração entre canais físicos e online continue a beneficiar o desempenho das PMEs ao longo do ano.

Notícia anterior

Inadimplência atingiu 37,5% das empresas no estado de São Paulo em fevereiro, revela Serasa Experian

Próxima notícia

Empresas ampliam práticas ESG e estimulam inovação com sustentabilidade

Veja também: