29 de abril de 2025

Parque Tecnológico de Sorocaba tem a maior usina fotovoltaica do estado de São Paulo

Ocupando uma área de mais de 53 mil metros quadrados, a usina conta com 9.984 módulos fotovoltaicos, com capacidade para atender aproximadamente 3.400 casas/ano. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

A cidade de Sorocaba passou a contar com a maior usina de energia fotovoltaica (energia solar) do estado, na modalidade de geração distribuída. Instalada no Parque Tecnológico, numa parceria com o Grupo VA Soluções Sustentáveis, a unidade vai gerar 10 GWh/ano.

Ocupando uma área de mais de 53 mil metros quadrados, a usina conta com 9.984 módulos fotovoltaicos, com capacidade para atender aproximadamente 3.400 casas/ano. De acordo com a empresa, este volume de energia limpa reduz a emissão de 290 toneladas de CO²/ano na atmosfera. O número equivale ao volume de CO³ emitido por cerca de 100 automóveis ao longo de um ano. É também equivalente ao plantio de 2.100 árvores nativas.

O Diretor técnico do Grupo VA Soluções Sustentáveis, Marcelo Maia, explica que a usina contribui substancialmente para a mitigação dos impactos ambientais decorrentes do uso excessivo de fontes energéticas não renováveis. “Além de ser um ativo privado para a infraestrutura energética da cidade, o projeto atrai investimentos ao Parque Tecnológico de Sorocaba, impulsionando a economia local e estimulando a geração de empregos diretos e indiretos”, ressalta o diretor do grupo. “Em resumo, a usina fotovoltaica do Grupo VA Soluções Sustentáveis não é apenas um projeto de infraestrutura, mas um passo significativo em direção ao desenvolvimento sustentável de Sorocaba”, complementa Maia.

O presidente do PTS, Nelson Cancellara, por sua vez, destaca a importância do novo sistema implementado. Ele ressalta que a usina oferece oportunidades únicas para a integração com projetos de pesquisa, colocando o município na vanguarda das inovações em energias renováveis.

Cancellara conta, ainda, que o Parque Tecnológico de Sorocaba vem se destacando cada vez mais no conceito de sustentabilidade, um dos pilares da atual gestão, no que se refere a tornar Sorocaba uma Cidade Inteligente. “O Parque Tecnológico de Sorocaba está promovendo a inovação também nesse aspecto importante, que é o da geração energética, e agregando o valor da sustentabilidade às suas atividades. Além de proporcionar às empresas instaladas e que irão se instalar no Parque a oportunidade de utilizar essa energia limpa em seus processos.”

Notícia anterior

Sebrae oferece cursos para estimular presença de mulheres na construção civil

Próxima notícia

Sorocaba se destaca em geração de empregos no Estado em janeiro deste ano

Veja também: