30 de abril de 2025

Fazenda no interior de São Paulo lidera produção de leite no Brasil 

A Fazenda Colorado, localizada em Araras, no interior de São Paulo, é a maior produtora de leite do país, título sustentado há 10 anos, segundo o ranking MilkPoint TOP 100, portal especializado no mercado de produção leiteira. Só em 2022, foram produzidos 34 milhões de litros.

A propriedade conta com cinco mil vacas, das quais 2,4 mil são ordenhadas três vezes por dia, o que resulta em uma coleta de aproximadamente 45 quilos de leite por animal, diariamente. Além da produção de leite, a fazenda também conta com a maternidade, ou seja, o rebanho é acompanhado desde a chegada do semêm, que é previamente selecionado, passando pela inseminação, nascimento dos bezerros até o momento de produção de leite. 

Referência em Tecnologia

Para essa capacidade, a fazenda vem investindo em tecnologia para causar o menor estresse possível aos animais e, dessa forma, garantir a qualidade do produto final. Um dos itens dessa tecnologia é o colar de monitoramento, que, uma vez colocado no animal, apresenta informações diversas. “Os colares monitoram o dia-a-dia da vaca, nos dão informações sobre a ruminação, tempo de descanso, informações sobre a saúde e outros dados de cada animal,” destaca Sergio Soriano, diretor do Grupo Colorado. 

Outro local que é monitorado e preparado para o bem-estar de cada vaca é o estábulo, que foi inteiramente planejado com climatização especial. Dessa forma, segundo o diretor, as vacas conseguem descansar, dormir, “socializar” em um local onde não haja tanto calor para minimizar o estresse dos animais. “Entre os períodos de ordenha, as vacas vêm para o estábulo, onde tem comida, camas e todo o aparato, que garante inclusive que elas fiquem descansadas. Esse aqui é uma espécie de hotel, local onde podemos garantir a qualidade do produto que nós fabricamos,” finaliza.

Com todo esse investimento, a fazenda garante quebra de recordes, sendo que o último corresponde à média de 110 mil quilos de leite diários.

Produto de alta qualidade

A empresa agora produz leite do tipo A2A2. O leite tipo A é um grande diferencial no mercado, devido à alta qualidade e procedência comprovada. Da ordenha ao envase, tudo deve ser realizado dentro da mesma fazenda, de forma 100% mecanizada.

Ao associar esse processo com a pasteurização, é possível obter um leite superior, que mantém os nutrientes e não necessita de aditivos ou conservantes, além de ser rico em uma proteína chamada beta-caseína. Neste caso, o leite produzido é um produto de maior qualidade que facilita a absorção e não causa desconforto na ingestão.

Notícia anterior

Atualizações da sonda oblíqua melhora precificação da cana-de-açúcar

Próxima notícia

Chuvas devem ser mais regulares entre fevereiro e março no sudeste 

Veja também: