
Uma pesquisa do LinkedIn divulgada em janeiro revelou que três em cada cinco trabalhadores brasileiros pretendem trocar de emprego em 2025. 68% da GenZ planejam procurar outro emprego. O ranking é seguido pelos millennials, com 65%, Geração X, com 51%, e os chamados boomers, com 41%.
A Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, Karina Pelanda conta que é normal a insatisfação dos mais jovens com relação ao trabalho, mas alerta para que decisões antecipadas acabem não afetando a carreira desses profissionais.
“Todos nós queremos condições melhores de trabalho ainda que elas já sejam muito boas, isso é normal. Porém é preciso ficar atento para não permitir que desejos irreais atrapalhem essa avaliação. Muitos querem trabalhar menos horas por dia, dependendo da área isso não é possível, então, ou muda de área, ou se adequa”, avalia Pelanda.
Para aqueles que ainda pensam na troca, a especialista separou cinco cuidados necessários antes de tomar a decisão final de deixar o trabalho atual para se aventurar em uma nova ocupação:
- Se planejar financeiramente.
- Manter o currículo atualizado em plataformas de emprego e LinkedIn.
- Avaliar com sinceridade suas habilidades e empregabilidade.
- Pesquisar o mercado de trabalho.
- Manter um aprendizado contínuo.
“Não há respostas fáceis quando se opta em mudar de carreira, não importa a geração. Algumas tem mais ou menos compromissos e isso ajuda na tomada de decisão. O importante é manter-se alerta para as exigências do mercado e encontrar um trabalho que o faça se sentir realizado. É para o funcionário e também para a empresa que mantém a produtividade em alta”, finaliza a especialista.