
O programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas locais (CPLs), reconheceu a CPL Metalmecânica da região de Sorocaba com o nível mais elevado. Com isso, a entidade gestora, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), fica apto a receber recursos para apoiar e prover serviços que atendam aos membros, que são empresários do setor.
Cada CPL reúne micro, pequenas e médias empresas de um mesmo segmento que, atuando sob uma governança comum, buscam ampliar sua competitividade e fortalecer seu desenvolvimento, a partir da cooperação.
Alguns dos impactos positivos que as CPLs buscam promover envolvem o compartilhamento de recursos, aquisição coletiva de insumos, troca de experiências, promoção da inovação e redução de custos. Consequentemente, isso promove fortalecimento nos negócios, gerando mais empregos e renda.
“A Cadeia Produtiva Local Metalmecânica é a maior que nós temos aqui na região. Há algum tempo, nós resolvemos retomar essa cadeia e trazê-la para o parque tecnológico e começamos a mobilizar os empresários, mostrando a importância da união nesta CPL. Nós ajudamos a promover gestão e damos capacitação para esse grupo de empresas e, desde então, essa CPL tem evoluído. Recentemente, tivemos o reconhecimento pelo programa SP Produz, classificando a CPL como Madura, e estamos conseguindo resultados bem positivos”, explica Nelson Tadeu Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba.
Ele ressalta que o reconhecimento permite à entidade gestora receber recursos para apoiar e prover serviços que atendam aos membros da CPL. “Nós temos uma área de capacitação que pretendemos intensificar na questão de digitalização das empresas. Conseguimos ampliar o laboratório que inauguramos em 2023 e estamos com projeto de comprar alguns equipamentos, como uma impressora 3D que imprime metal. Além disso, vamos melhorar nossa infraestrutura para dar um melhor suporte e atendimento em capacitação intelectual e técnica para esse grupo de empresas que fazem parte da CPL”, detalha.
Por fim, ele destaca: “Esse programa que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico implementou na gestão atual é muito importante. Nós não tínhamos isso no estado, mas agora temos”, encerra.