29 de abril de 2025

Intercâmbio entre Brasil e Japão é sugerido durante viagem de Lula

Pautas como a dificuldade de atrair jovens à indústria e a escala de 4 dias trabalhados e 3 de descanso estavam em pauta da comitiva. Crédito: Janno Nivergall/Pixabay

Um intercâmbio entre Brasil e Japão, para troca de experiências e estratégias no setor industrial, foi sugerido durante visita da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país japonês. A convite de Lula, durante visitas a Sorocaba, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal), Leandro Soares, acompanha a comitiva e destaca a sinergia entre os dois países, que enfrentam dificuldades parecidas nas atividades industriais.

“Sugerimos um intercâmbio entre Brasil e Japão para trocar experiências e estratégias. Enfrentamos desafios parecidos, como a dificuldade de atrair jovens para a indústria e o envelhecimento da força de trabalho. Aqui no Japão, por exemplo, já adotaram a jornada de quatro dias por semana, quatro por três, para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores”, destaca Soares.

A iniciativa fez parte da agenda da comitiva presidencial liderada pelo presidente Lula, em visita ao Japão entre 24 a 27 de março. “Nossa missão nesta comitiva, enquanto representantes da classe trabalhadora é buscar investimentos para Sorocaba e região”, afirma o presidente do SMetal.

Pautas trabalhistas

O presidente do SMetal participou de uma reunião, nesta quarta-feira (26/3), com o presidente Lula, ministros e demais representantes dos movimentos sindicais do Brasil, sobre a pauta dos trabalhadores brasileiros, incluindo a regulamentação de aplicativos, isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil, redução de jornada sem redução de salário, isenção dos impostos sobre PPR/PLR salarial e os impactos das altas taxas de juros.

Logo após, Soares também teve um encontro com sindicalistas japoneses, incluindo a presidente da Confederação Sindical do Japão, Tomoko Yoshino, primeira mulher a presidir o maior sindicato do país, que representa cerca de 7 milhões de trabalhadores. Durante a reunião, foram debatidas formas de fortalecer a luta dos trabalhadores entre os dois países.

Soares acompanhou ainda o presidente Lula e a delegação brasileira no encerramento do Fórum Econômico Brasil – Japão, com a participação de empresários de diversas áreas dos dois países. Na reunião foram assinados cerca de 70 acordos bilaterais, entre os destaques, a venda de 20 aeronaves da Embraer para uma grande companhia aérea japonesa, com expectativa de ampliação para 100 unidades, e a aprovação da certificação de qualidade para a carne brasileira no mercado japonês.

“O encontro foi fundamental para fortalecer as relações comerciais entre os países e abrir novas oportunidades para o Brasil. A venda de aeronaves e a certificação da carne são marcos importantes para a indústria nacional”, conclui o presidente do SMetal.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal)

Notícia anterior

Evento online e gratuito mostra como empresas podem implementar IA no negócio

Próxima notícia

Processo seletivo para obra do novo Hospital Regional de Itapetininga tem 239 vagas

Veja também: