
A Toyota anunciou, nesta terça-feira (18/3), novos investimentos no Brasil. Com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da empresa no Brasil, Evandro Maggio, revelou que irá construir uma nova fábrica no País, além da instalada em Sorocaba, para a produção de veículos híbridos-flex. Com isso, a montadora irá aplicar R$ 11,5 bilhões e criar mais de 2 mil empregos diretos até 2030.
A nova fábrica da Toyota, ainda sem local definido, terá capacidade produtiva de 100 mil carros por ano, um aumento de 50% em relação ao atual parque fabril de Sorocaba. Sobre os empregos, 500 deles deverão ser gerados até 2026 e, levando em conta os indiretos, deverão ser gerados mais de 10 mil novas vagas.
A unidade de Sorocaba é a primeira da Toyota fora do Japão e está passando por obras de expansão. A marca atua no Brasil há 67 anos.
Na ocasião, o presidente Lula associou o anúncio à credibilidade econômica retomada pelo país. “É mais um passo importante na economia brasileira. As empresas privadas voltaram a investir no futuro do Brasil”, destacou. “O anúncio é uma demonstração clara da confiança em nossa economia”, acrescentou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Este é o maior investimento da história da empresa em solo brasileiro e envolve a promoção da descarbonização e novas tecnologias de eletrificação, com expansão da capacidade produtiva, novos veículos com tecnologia Híbrida Flex e um novo compacto produzido no Brasil.