
No cenário digital em constante evolução, o marketing conversacional evoluiu de um simples canal de atendimento para uma estratégia fundamental em toda a jornada do consumidor. Empresas de diversos segmentos já utilizam essa abordagem para estreitar o relacionamento com seus clientes, impulsionar vendas e oferecer um suporte mais ágil e personalizado. No Brasil, o WhatsApp se destaca como a principal ferramenta dessa transformação, sendo um dos aplicativos mais utilizados e baixados em lojas virtuais, o que contribui para atrair, engajar e converter consumidores.
De acordo com o estudo Panorama de Marketing e Vendas 2024, realizado pela RD Station, 70% das empresas brasileiras já utilizam o WhatsApp de forma estratégica. Esse número vem crescendo ano a ano, impulsionado pelo alto índice de sucesso na conversão de leads: 70% dos times comerciais afirmam que o app supera métodos tradicionais como visitas presenciais (32%) e chamadas telefônicas (31%).
“O marketing conversacional se tornou uma peça-chave para empresas que buscam estabelecer um relacionamento mais próximo e eficiente com seus clientes. Em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes, a personalização e a agilidade na comunicação são essenciais para influenciar o processo de decisão de compra. O caminho para alcançar esse tipo de estratégia e melhorar a eficiência na interação com os clientes é por meio da automação. A utilização de mensagens instantâneas facilita a interação, mas também aprimora a experiência do cliente, permitindo que as marcas ofereçam atendimento, suporte e até transações de maneira mais natural e conveniente”, destaca Vicente Rezende, CMO da RD Station.
Para ajudar empresas a aproveitarem ao máximo o poder do Marketing Conversacional, a RD Station destaca algumas boas práticas para vender mais pelo WhatsApp:
- Crie um primeiro contato eficiente
Muitos consumidores entram em contato pelo WhatsApp antes mesmo de tomarem uma decisão de compra. Para aumentar as chances de conversão, é essencial responder rapidamente e oferecer um atendimento personalizado. O estudo da Meta com o Boston Consulting Group (BCG), sobre Mensagens de Negócios no Brasil, indica que 80% das empresas brasileiras já usam mensagens para interagir com clientes na fase de pré-venda. - Segmente seu público de forma automatizada
O envio manual de mensagens individuais ou por listas de transmissão é uma das estratégias mais utilizadas (45%), segundo o estudo da RD Station, o que evidencia a oportunidade significativa de otimizar esse processo. Muitas empresas ainda enfrentam desafios para melhorar a eficiência, ganhar escala e mensurar os resultados das interações no WhatsApp.
A automação na jornada do lead e do cliente é essencial para transformar essa realidade. Utilizando ferramentas que permitem disparos programados, personalizados e segmentados, é possível enviar conteúdos específicos em momentos estratégicos da jornada de cada consumidor, como incentivar uma recompra, oferecer um produto novo ou retomar uma negociação, garantindo maior relevância e engajamento. - Automatize e agilize suas interações
A automação via chatbots e respostas rápidas permite que as empresas atendam mais clientes simultaneamente, mantendo a qualidade e garantindo interações ágeis e eficientes. Mas a expectativa em relação ao futuro da experiência do cliente impulsionada por IA vai além da agilidade: a palavra-chave é personalização.
Quase dois terços (61%) dos consumidores, de acordo com a pesquisa CX Trends, da Zendesk, esperam um atendimento mais personalizado com o uso de IA, e essa customização não é apenas um diferencial, mas um fator crítico para a fidelização. Diante dessas expectativas elevadas, os inovadores em experiência do cliente (CX) estão adotando a IA com confiança: 91% acreditam que a tecnologia pode personalizar interações de forma eficaz.
Com a personalização se tornando o novo pilar da experiência do cliente, as métricas tradicionais já não são suficientes. Os líderes em CX estão redirecionando seu foco para a fidelidade do cliente como a métrica definitiva para mensurar relacionamentos sólidos em um mundo impulsionado pela IA. Enquanto isso, as empresas inovadoras estão adotando novas formas de avaliação, sendo duas vezes mais propensas a implementar métricas específicas para medir o impacto da personalização no engajamento e na retenção de clientes. - Aposte em anúncios direcionados para o WhatsApp
O tráfego pago é um grande aliado do comércio conversacional, e os anúncios com CTA direcionando para o WhatsApp têm se mostrado uma estratégia eficaz para impulsionar vendas. Segundo a Meta, 70% dos consumidores preferem iniciar contato pelo WhatsApp, e 39% das empresas já captam leads diretamente por esse canal, gerando conversas mais qualificadas.
Quando integrado a uma ferramenta de atendimento digital, esse modelo potencializa o funil de vendas exponencialmente. A automação permite agilizar o atendimento e direcionar leads de forma estratégica, conectando-os a um atendente quando necessário.
Além disso, proporciona visibilidade para gestores, permitindo a análise de todas as interações no WhatsApp da empresa. Isso possibilita identificar principais objeções, tempos de resposta, oportunidades de melhoria e demandas recorrentes, tornando o processo mais eficiente e orientado a resultados.