
A Prefeitura de Sorocaba definiu que a sede da Secretaria de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Semepp) será no mesmo prédio em que funciona a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), na região central da cidade. A unidade estará aberta ao público a partir de abril deste ano.
A iniciativa visa fortalecer o apoio ao empreendedorismo local, concentrando em um único espaço os serviços essenciais para micro e pequenos empresários. Com essa parceria, a Prefeitura de Sorocaba disponibilizará, dentro da ACSO, atendimentos e orientações para facilitar a abertura, a capacitação, a regularização e o crescimento dos negócios.
“Queremos tornar o acesso aos serviços públicos mais prático e eficiente para os empreendedores, permitindo que eles encontrem, em um só lugar, todo o suporte necessário para alavancar seus negócios”, destacou o secretário da nova pasta, Fernando Marques.
Representando o Poder Público Municipal, além do secretário esteve presente o secretário de Gabinete Central (SGC) da Prefeitura, Eduardo Leite. A ACSO foi representada pelo presidente da associação, Hygor Duarte; pelo vice-presidente, Nilton Cezar, o primeiro tesoureiro, Antonio Carlos Crepaldi, e o diretor de Patrimônio, Márcio Rios.
Durante a reunião, foram debatidos detalhes operacionais dessa parceria, incluindo o escopo dos serviços que serão oferecidos e a infraestrutura necessária para atender aos empreendedores de Sorocaba e região.
O presidente da ACSO, Hygor Duarte, reforçou a importância desse alinhamento entre o setor público e a iniciativa privada para impulsionar a economia local. “Essa parceria reforça nosso compromisso de apoiar o empreendedorismo, oferecendo aos empresários um espaço estruturado e integrado com a Prefeitura para que possam desenvolver seus negócios com mais facilidade e segurança”.
Além dos serviços de orientação e atendimento, a presença da Secretaria de Empreendedorismo dentro da ACSO abre caminho para a ampliação de programas de capacitação e eventos voltados à inovação e ao desenvolvimento empresarial. A sinergia entre a Associação e o Poder Público permitirá a criação de novas oportunidades para os empresários da cidade.