29 de abril de 2025

É possível melhorar o faturamento com pouco investimento?

Selective focus young man handshake with someone at office

Conquistar um novo cliente pode custar até cinco vezes mais caro do que manter um cliente, por isso, é muito importante reter e fidelizar esse consumidor. Muitos empreendedores caem na armadilha de acreditar que o segredo para o sucesso está em adquirir novos clientes, mas a realidade é diferente.

A atração de novos clientes depende de um grande investimento de energia, tempo e dinheiro. Fazer um desconhecido se tornar cliente do negócio é muito mais complexo do que vender de novo para quem já comprou da empresa.

Fabrícia Maia, administradora de empresas e especialista na área comercial, explica que investir em novos clientes sem ter um processo válido e ativo é rasgar dinheiro.

 “Conquistar um novo cliente é muito caro. E, pode acontecer de vender para essa pessoa só uma vez e ficar no zero a zero. Vender de novo para quem já comprou de você otimiza o investimento feito inicialmente para atrair esse consumidor”, diz. Logo, quanto mais vende para alguém, mais lucro aquele cliente deixa na empresa.

É possível aproveitar o relacionamento e confiança já estabelecidos com o cliente para alavancar novas oportunidades de vendas. “Ele já conhece seu trabalho e sua entrega. Não precisa ser convencido da qualidade e nem que sua empresa é séria e segura. Da mesma forma, acontece o aumento do tempo que o cliente se mantém comprando de você.  Quando cuidamos dos nossos clientes esse tempo tende a crescer, e se sua oferta permitir pode até se tornar eterno”, completa a especialista na área comercial.

Como investir na base de clientes?

O primeiro passo é fazer o levantamento. Através dele, é possível mensurar o tamanho do tesouro que o empreendedor tem em mãos e não usa;

Qualificar o cliente com o objetivo de entender o comportamento de compra. E as oportunidades são: saber o momento exato para iniciar o processo de uma nova venda e identificar possíveis gargalos na sua esteira de produtos;

Afinidade, é importante conhecer o cliente, suas  preferências e gostos, Aqui as oportunidades são: abordar o cliente oferecendo soluções mais assertivas e identificar qual produto da preferência de cada um deles, assim, manter maior rotatividade de estoque;

Acompanhar o processo, o passo a passo, como o estoque se move e como o dinheiro flui. A oportunidade aqui é  tornar a execução e o controle das ações durante o processo, mais simples e direto. 

E por último, criar ações estratégicas para cada fase da negociação. A oportunidade é descobrir em qual etapa o cliente está parado e planejar a sua reativação.

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