
Atibaia (SP) recebe no próximo dia 27 de janeiro o 2º Encontro sobre Abelhas sem Ferrão. Durante o evento, o público poderá participar de palestras sobre o tema, visitar a exposição fotográfica denominada ‘Abelhas Nativas do Brasil’, do meliponicultor urbano e fotógrafo Andre Matos, e ainda levar uma muda de árvores específicas para atrair abelhas com esta característica.
O encontro é aberto não só aos produtores, bem como ao público em geral, já que tem crescido o interesse pela produção de mel, dada a facilidade de cultivar as abelhas em casa.
A programação do encontro engloba diversas palestras dos mais variados temas: ‘Criação e Multiplicação de Abelhas sem Ferrão’; ‘Pasto Meliponícola’; ‘Melhoramento Genético de Abelhas Sem Ferrão’; ‘Educação Ambiental e Abelhas’; ‘Fermentação e Processamento de Mel’ e ‘O Mercado de Meles no Brasil”.
O 2º Encontro sobre Abelhas sem Ferrão é uma realização da Prefeitura Municipal de Atibáia, com o apoio do Mbee, associação de produtores especializados na produção de meles das mais variadas espécies.
Confira a programação completa do 2º Encontro sobre Abelhas sem Ferrão de Atibaia:
8h/8h30 – Credenciamento/Abertura
8h30 – “Criação e Multiplicação de Abelhas sem Ferrão”, com o Prof. Antonio Carlos Pereira Jr.;
9h10 – “Pasto Meliponícola”, com o Prof. Dr. Rogério Marcos de Oliveira Alves;
9h50 – “Melhoramento Genético de Abelhas Sem Ferrão”, com o Prof. Dr. Tiago Mauricio Francoy;
10h30 – “Educação Ambiental e Abelhas”, com a Profª. Carla Debelak;
11h10 – “Fermentação e Processamento de Mel”, com a Profª. Dra. Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho;
11h50 – “O Mercado de Meles no Brasil”, com Marcia e Eugênio Basile;
12h30 – Encerramento.
As inscrições para o encontro estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia 26 por meio do link: 2º Encontro sobre Abelhas sem Ferrão.
Abelhas sem ferrão
O Brasil ostenta a maior diversidade no mundo de abelhas sem ferrão, com cerca de 250 espécies pertencentes à tribo Meliponini, classificação que elas recebem no meio científico.
Com grande importância ambiental, as abelhas da espécie Jataí, por exemplo, têm um papel fundamental para a preservação e o equilíbrio do ecossistema do planeta, pois contribui com a polinização de diversas plantas.
Além disso, a espécie é uma opção muito rentável para a produção de mel, pois produz um produto com alto valor nutricional e farmacológico.