15 de junho de 2025

CPI das Bets: Como a educação financeira pode proteger os jovens das armadilhas das apostas online

Está crescendo o número de pessoas que acessam aplicativos de jogos de azar no Brasil, influenciados por famosos que divulgam as bets. Crédito: Freepik

A instauração da CPI das Bets pelo Congresso Nacional tem colocado luz sobre o crescimento acelerado das apostas esportivas online no Brasil e os seus impactos, especialmente entre o público jovem. As investigações apontam para a atuação de influenciadores que promovem esse tipo de jogo sem apresentar os riscos envolvidos, contribuindo para a desorganização financeira de uma geração já vulnerável.

Nomes como Virgínia Fonseca, GKay, Carlinhos Maia, Rico Melquiades, entre muitos outros, estão na lista de influenciadores que divulgaram essas plataformas de apostas e já foram indiciados pelo governo no decorrer das apurações.

Segundo uma pesquisa da Serasa, 57% dos endividados que já realizaram ou ainda realizam apostas online não estavam inadimplentes antes de iniciarem essa prática. O levantamento “A Relação dos Inadimplentes com as Apostas”, conduzido pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, revelou que aproximadamente 50% dos endividados já realizaram ao menos uma aposta, sendo que 16% ainda mantêm esse hábito.

“São poucas as pessoas que têm acesso a uma educação financeira, por isso acabam se endividando ou caindo em armadilhas, como jogos de azar, muitas vezes influenciadas por crenças e traumas que associam o dinheiro a algo negativo. Toda e qualquer movimentação que proponha essa mudança de mentalidade faz com que as pessoas tomem decisões mais conscientes sobre suas finanças”, afirma a empresária Carol Paiffer, sócia do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) e CEO da Atom S/A.

Semana Nacional de Educação Financeira

Em sua 12ª edição, a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), iniciativa do Governo Federal organizada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), tem como tema “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. O evento, que começou nesta segunda-feira (12) e vai até domingo (18), representa um esforço coletivo para promover a educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal em todo o país.

Com o mesmo propósito, o CEBRAC promove a sua Campanha de Educação Financeira, uma iniciativa gratuita que oferece oficinas práticas e atividades voltadas para o controle de gastos, compreensão sobre crédito, consumo consciente e planejamento financeiro. O curso, realizado em parceria com a Atom S/A, é acessível a qualquer pessoa interessada no tema e pode ser feito pelo link.

“Educação financeira não é só sobre números: é sobre escolhas conscientes que constroem liberdade. Quando um jovem aprende a cuidar do próprio dinheiro, ele começa a cuidar do próprio futuro. É esse entendimento que queremos levar: o poder de decidir com consciência, clareza e autonomia”, afirma Paiffer.

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