
Os preços dos produtos que compõem a cesta básica tem variação de até 205% em Sorocaba. Segundo pesquisa realizada pelo Laboratório de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de Sorocaba (Uniso), divulgada nesta quarta-feira (14), o item que mais apresentou diferença de preço foi o vinagre.
O estudo considera 40 produtos, entre alimentícios, limpeza e de higiene pessoal, e os preços foram pesquisados em seis supermercados da cidade.
Após o vinagre, a maior variação do valor de comercialização foi do cará (200%), seguido do tomate (159%), salsicha (147%), cebola (102%) e linguiça fresca (100%).
Os que tiveram menos variação de preço foram a carne de segunda, peixe e creme dental (43%), seguidos por absorvente (44%), sabão em pó e margarina (47%).
A alta dos preços dos alimentos tem sido uma preocupação crescente em todo o Brasil. A inflação dos alimentos em 2024 atingindo 7,69%, superando a inflação geral do país, que ficou em 4,83%. Os dados são Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A valorização do dólar perante o real e as dificuldades na agricultura por questões climáticas têm sido apontadas por especialistas como razões para o aumento nos valores dos alimentos.