7 de maio de 2025

Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas para cursos gratuitos

O Conservatório de Tatuí é um dos principais pólos de formação cultural do estado. Crédito: Divulgação/Governo de SP

O Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas para cursos presenciais nas áreas de música e artes cênicas: ‘Vocalidades Indígenas’, ministrado por Marlui Miranda; ‘Cenografia: dialética no espaço’, comandado por André Cortez; e ‘O palhaço e os (des)objetos: por uma reconciliação com a inutilidade’, com Rodrigo Costa. As formações são gratuitas, nas modalidades curta duração e livre, e têm duração entre 12h e 24h, respectivamente.

A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo é considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam. As inscrições podem ser feitas de forma online no site do Conservatório de Tatuí. Confira:

‘Vocalidades Indígenas’, com Marlui Miranda

Ministrado por Marlui Miranda, o curso ‘Vocalidades Indígenas’ propõe um resgate do repertório coletado e registrado pela artista no livro de partituras ‘IHU – Todos os Sons’. As pessoas participantes poderão aprender sobre diversas etnias indígenas, seus cantos tradicionais, pronúncias e os contextos históricos e socioculturais que essas tribos estão inseridas. A partir de suas músicas e vocalidades, a turma participante viverá um mergulho de conhecimento e aprendizado sobre esses povos.

Marlui Miranda é cantora, compositora, arranjadora e produtora cultural. Há quase três décadas, se dedica à pesquisa e produção na área da música indígena, sendo reconhecida como uma das mais importantes intérpretes e pesquisadoras da área no país. Como produtora, já gravou, produziu e se apresentou em inúmeros eventos culturais, shows e espetáculos ao lado de diversos povos indígenas no Brasil e no exterior.

Ao longo de sua trajetória musical, Marlui Miranda já colaborou com artistas como Nelson Ayres, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcellos, Egberto Gismonti e muitos outros.

Período do curso: 15 de maio a 5 de junho de 2025
Aulas online e presenciais: quintas-feiras, das 9h às 12h
Local: Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga (Rua São Bento, 808 – Tatuí)
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 30
Público-alvo: Cantores, músicos, estudantes de música e interessados em geral no repertório de música indígena
Pré-requisitos: Conhecimento básico em música
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 9 de maio de 2025
Ficha de inscrição: Neste link

‘Cenografia: dialética no espaço’, com André Cortez

Em ‘Cenografia: dialética no espaço’, André Cortez propõe um diálogo entre cenografista, estudantes e amantes do teatro como uma forma de aprendizado e exercício criativo. A partir dessas trocas, a turma poderá perceber que a criação de um espaço também se dá a partir da junção das conversas entre as diferentes linguagens usadas na composição de uma peça, como literatura, dramaturgia, figurino e a própria cenografia.

Formado em Arquitetura pela UFMG, André Cortez também passeou por ateliês de pintura e fotografia. Atualmente, trabalha na área de cenografia para o teatro, expografia e eventos. Já foi laureado com importantes prêmios como o Shell e o APCA. Desenvolve trabalhos como cenógrafo ao lado de grupos e diretores das cenas paulistana, carioca e mineira.

Já como docente, André Cortez foi coordenador do curso de cenografia da E.B.A.C., além de ministrar cursos livres e palestras da área.

Período do curso: 23 de junho a 25 de junho de 2025
Aulas presenciais: segunda, terça e quarta-feira
Local: Conservatório de Tatuí
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, visualidades da cena, performers, artistas e pesquisadores(as) de teatro, dentre outros
Pré-requisitos: Conhecimento básico de teatro
Critério de seleção: Carta de interesse e currículo artístico
Prazo de inscrição: Até 5 de junho de 2025
Ficha de inscrição: Neste link

‘O palhaço e os (des)objetos: por uma reconciliação com a inutilidade’, com Rodrigo Costa

Ministrado por Rodrigo Costa, o curso visa investigar, por meio de um jogo autoral com os objetos, um humor que revele a singularidade de cada palhaço, transformando a matéria literal (o objeto) em poesia visual. Ao longo das aulas, serão aplicados exercícios que buscam explorar o potencial do campo simbólico e metafórico de objetos, criando um ambiente propício a encontrar a inutilidade como expressão da alegria e poética do palhaço.

Ator, palhaço e professor de teatro, Rodrigo Costa é também bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Na arte da palhaçaria, Costa apresenta espetáculos solos como Seu Bonanza, Seu Bonanza em Jogo do Amor e Seu Bonanza em Bernardo – O Apanhador de Desperdícios, além de integrar o elenco de Festivais e Mostras de Teatro e Circo.

Rodrigo Costa também atua como arte-educador na região de Tatuí e integrante da Nossa Trupe Teatral, na qual dá continuidade ao seu trabalho de pesquisa sobre a linguagem do palhaço e colabora na produção de espetáculos e mostras teatrais na cidade.

Período do curso: 23 de maio a 4 de julho de 2025
Aulas presenciais: às sextas-feiras, das 14h às 18h (exceto 20 de junho)
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí (Rua Onze de Agosto, 620, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos(as), performers, artistas e pesquisadores(as) do corpo, interessados em palhaçaria, dentre outros
Pré-requisitos: Interessados(as) em geral que tenham concluído alguma formação nas áreas cênicas ou afins
Critério de seleção: Currículo artístico e carta de interesse
Prazo de inscrição: Até 6 de maio de 2025
Ficha de inscrição: Neste link

Mais informações no site do Conservatório de Tatuí.

Notícia anterior

Atleta de Araçoiaba da Serra vive maior desafio da carreira em busca de vaga em campeonato de golfe nos EUA

Próxima notícia

Especialista indica quatro pontos a se considerar na hora de trocar de emprego

Veja também: