30 de abril de 2025

Importações chinesas de produtos agrícolas de cidades paulistas aumenta em 2024

O relatório aponta que as importações chinesas de frutas cresceram 6% em 2024. Crédito: Freepik

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), divulga, por meio de seu escritório em Xangai, estudo que analisa a demanda chinesas por produtos paulistas. De acordo com o documento, há aumento da demanda por itens como frutas, vinho e café.

O relatório aponta que as importações chinesas de frutas cresceram 6% em 2024. Já as de vinho, dispararam quase 40%, o que chama atenção em um momento no qual SDE, InvestSP e outras secretarias do Governo do Estado, têm desenvolvido uma série de ações para fortalecer a cadeia produtiva do vinho em São Paulo – com destaque para o lançamento, em agosto de 2024, do projeto Rotas do Vinho, que inclui São Roque, grande produtora de vinhos na região de Sorocaba.

No caso do café, cujo consumo tem crescido de maneira acelerada na China, o Brasil foi o maior fornecedor para o mercado chinês, com um volume embarcado de quase 76 mil toneladas, alta de 27% na comparação com 2023.

“A China promete ações para expandir ainda mais a demanda doméstica em 2025, o que abre diversas oportunidades para São Paulo. É o momento de reforçar o trabalho de promoção do Estado, que fazemos aqui no país, e o apoio a empreendedores e agricultores paulistas, que são capazes de atender boa parte dessa demanda com produtos de alta qualidade”, diz o chefe do escritório da InvestSP em Xangai, Inty Mendoza.

Em 2024, a China foi o segundo maior destino das exportações do Estado de São Paulo, que vendeu para o país cerca de US$ 8,3 bilhões.

Notícia anterior

Exportações de Sorocaba crescem cerca de 4% em janeiro de 2025

Próxima notícia

Governo de SP passa a comprar café de pequenos produtores

Veja também: